quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014



CARTA DE AGRADECIMENTO

“Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3).

A  paz irmãos,  

Venho por meio deste singelo comunicado  agradecer a todos de CORAÇÃO as vossas orações  e vossa unidade,  de fato o tema que meditaremos esse ano da RCC Nacional iniciou-se mas a custo de sangue.  “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3). 
Meus irmãos  coordenadores e assessores do Paraná,  27 seminaristas estavam naquele micro-ônibus, do Paraná estavam: o seminarista Cristiano M. Rodrigues da diocese de Ponta Grossa e William R. da Silva Lemes a Arquidiocese de Curitiba.  Naquele domingo dia 12 último dia do retiro da coordenação visitamos a chácara da Esperança, rezamos uma missa nos confessamos, almoçamos e jogamos bola (e por sinal perdemos, eles são muito bons!!) com eles celebrávamos a alegria e trocas de testemunhos surpreendentes. Logo a Noite fomos a paróquia do Pe. João Paulo (Antigo coord. Nacional do Ministério para Seminarista).  Lá fomos acolhidos pela comunidade e jantamos. Por volta das 10h decidimos retornar para o seminário, mas na altura da curva do MIRANTE DE TAQUARUÇU, conhecida como a curva da Morte o acidente aconteceu. O seminarista Jorge Henrique de Palmas-TO fez o possível para nos salvar dessa situação, pois  faltou freio ele reduziu o veículo ao máximo!!!. E entramos naquela curva; caímos 30m abaixo capotando. Duas árvores nos pararam, melhor a MÃO de DEUS nos salvou.
Fomos levados aos hospitais da região, porém a morte ceifou a vida de um dos nossos, Luiz Gustavo Eccel 23 anos da Arquidiocese  de Florianópolis. A certeza da Ressurreição para o nosso irmão foi dada. Meu último contato pessoal com ele aconteceu no sábado mediante uma reunião; sou responsável como coord. Estadual do Paraná também por toda a Região sul. E conversava com ele sobre os desafios em nossa região, e, lembro-me do último abraço que lhe dei e falei para ele. “- Irmão vai em frente”. Mediante os desafios crescemos.
Irmãos e irmãs mesmo longe de casa não nos sentimos sozinhos o amparo de toda a RCC local foi imenso. Todos os coordenadores estaduais e assessores foram marcados com ferimentos. O preço nesse Renasem foi o sangue de cada um. Irmãos não tenho dúvida que a morte de Luiz Gustavo tem um propósito para o Renasem e para toda a RCC do Brasil.  Como sempre nos diz William Francisco  da Silva (coord. Nacional do Renasem) : “- O RENASEM É COISA  DE DEUS” essa obra não deve parar porque foi o Espírito Santo quem a inspirou, como escreve o salmista “Minhas Palavras são irrevogáveis”.

Irmãos  decidimos juntos com a Kátia Zavaris a darmos continuidade ao XXXIV Renasem Nacional. Não poderíamos estacionar na tragédia e na morte, porque a Ressurreição haveria de ocorrer na semana entre os dias 13-18 de Janeiro. São incontáveis as graças operadas nesse retiro, parcas serão minhas palavras e não conseguirei exprimir quantas maravilhas e graças recebidas mesmo com dor e longe de nossos  familiares mas confortados por uma Paz e amparo dos irmãos o retiro aconteceu.
Ao todo estávamos em 134 seminaristas, 3 bispos , 27 padres  e 1 diácono. O Pe. Marcos Albuquerque da diocese de Paranaguá, nosso antigo coord. Estadual  nos deu todo o amparo possível.
Irmãos; Deus está conosco!!! Não tenho dúvida dos seus propósitos com tudo isso. Escrevi-vos para agradecer e de modo oficial esclarecer tudo.  Uma Paz e Alegria envolve-nos.
 As vossas orações e súplicas  salvaram 27 sacerdotes. SIM!!!! Os 26 cá estão na terra para “Anunciar a Morte e a Ressurreição até que Ele venha”  e de forma ante preparatória  temos um lá no céu intercedendo por nós. Ganhamos um intercessor, tenho certeza que ele está no céu dando aquele sorriso estrondoso.  A nossa fé é pascal.
O Renasem não pode parar; a OBRA de DEUS não deve parar. Está em nossas mãos a continuidade dessa Obra. Conto ainda com vossas orações, apoio e amizades.   O RENASEM CONTA CONVOSCO.  

“Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz” (Ef 4,3).



William Rone a Silva Lemes-  4º de Teologia Arquidiocese de Curitiba
(Coordenador Estadual do RENASEM- PR)

(41)9658 2360 (Tim) (41) 8874 6935 (Claro)

Nenhum comentário: