quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Contando a nossa história!!!!

A HISTÓRIA DO RENASEM NO PARANÁ

A história do Renasem no Paraná está estritamente ligada ao surgimento do Renasem em São Paulo.  Assim de forma breve eis nossa história
O RENASEM (Retiro Nacional de Seminaristas) surgiu no ano de 1983, com um grupo de seminaristas que, juntamente com o Pe. Eduardo Dougherty, fundador da TV Século XXI (21), onde se reuniu para rezar, partilhar da palavra de Deus e para viver um “novo pentecoste” em suas vocações. (veja história do Renasem Nacional)
Os seminaristas de nosso estado na época foram a São Paulo com o intuito de aprender como se fazia um RETIRO com aquelas características carismáticas na época ainda os Renasem eram regionais, não havia essa estruturação de Nacional e estadual. E lá eles sob o impulso do Espírito Santo decidiram a fazer também aqui em nosso estado.
A primeira edição ocorreu em Janeiro de 1989, desse temos parcas informações. A segunda edição aconteceu no ano seguinte 1990 realizado na cidade de Maringá. Ainda essas edições eram realizadas em Janeiro. Em julho de 1991 o 3º Renasem realizou-se na cidade de Umuarama. A partir deste ficou decidido que Julho seria o mês do Renasem Estadual.
Em julho de 1992 o Renasem aconteceu junto com os Paulistas em Casa Branca SP. Em 1993 reuniram-se PR, SC e RS em Palhoça –SC. A experiência deste foi marcante que em Julho de 1994 novamente reuniu-se PR, SC e RS agora na cidade de  Florianópolis. Participaram mais ou menos 20 seminaristas. O coordenador do retiro foi João Mendes[1], hoje padre da diocese de Umuarama. O pregador foi Pe. Herculano[2].
Em julho de 1995 a cidade escolhida para sediar o renasem estadual foi em Cascavel, separado pela 1º vez de SC e RS. Quem estava coordenador do encontro era o seminarista Rosemar Baú, hoje casado. O pregador foi o Pe Renato Leite-SP. Nesse nosso estado vai agora configurando-se o seu próprio renasem.
A cidade que acolheu  Renasem em 1996 foi a diocese de Ponta Grossa. Sendo secretário estadual o seminarista Eliton Marcondes E O pregador Dom Murilo Krieger[3] . No ano seguinte a cidade que acolheu a sexta edição foi Londrina; participaram 70 seminaristas sendo pregadora a Irmã Maria José do Espirito Santo.
Em julho de 1998 o sétimo Renasem, realizado em Jacarezinho. Participaram 40 seminaristas e o pregador foi Pe. Wilton (Copiosa Redenção)  de Ponta Grossa-Pr. Nesse ano assumiu a secretaria estadual, o seminarista Luis Carlos de Azevedo de Maringá.
No ano seguinte 1999 a oitava edição realizou-se em Toledo, Participaram  27 seminaristas. Pregador PE. Pepe[4] de MG.
No ano 2000 a cidade que acolheu o Renasem foi Cornélio Procópio. Participaram 17 seminaristas o pregador foi Pe. Mário Teodoro de São José dos Campos SP. Nesse retiro, o seminarista Marcos Albuquerque assumiu a secretaria do Renasem.
A 10º edição aconteceu na capital do Estado, Curitiba[5] contou com a presença de 47 seminaristas, 1 diácono e 1 padre. O pregador Pe. Antonello. A partir deste retiro passou-se a fazer folder para a divulgação do mesmo, também Pe. Luis Fernando[6] passou a ser diretor espiritual, testemunhos, fotos e participação na reunião do concelho estadual da RCC, organizando a secretaria Renasem.
Em julho de 2002  o XI Renasem, realizado em Foz do Iguaçu, com a presença de 52 seminaristas, um padre. O pregador foi Paulo Ricardo (Cuiabá)  com o tema: Ser Igreja no novo milênio “Somos chamados a transformar água em vinho e vinho em sangue”. A partir deste retiro, Dom Mauro Aparecido dos Santos[7] passou a ser assessor episcopal do Renasem-PR. Presenças: Airton de Cascavel,  Dom Laurindo Guizzardi- Bispo de Foz do Iguaçú, Dom Otívio Aurélio Fazza Bispo emérito de Foz, Dom Mauro Aparecido- Bispo de  Campo Mourão,  Dom  Anuar Battisti, Bispo de Toledo, Pe. Luiz Fernando- Diretor espiritual do Renasem-Pr, Ironi Spuldaro -Coord. Estadual da RCC.
A XII Edição aconteceu  em Apucarana com a presença de 58 seminaristas e 1 padre. O pregador foi Pe. Mário Teodoro de S. José dos campos/SP.  Presenças: Dom Gabriel Wisniewski, bispo de Apucarana, Dom Mauro Aparecido- Bispo de  Campo Mourão, Ironi Spuldaro Coord. Estadual da RCC., Vera L. Ximenes (Coord. Curitiba), Elaine (Anjos do Renasem) e o prefeito da cidade.
Em 2004 Novamente retorna o retiro para Curitiba com a presença de 52 seminaristas, 2 diáconos 2 padres. O pregador foi  Pe. Gilson de Oliveira Filho, pioneiro no Renasem Nacional. E o tema: “Queremos ver Jesus caminho verdade e Vida”. Visitantes: Dom Mauro, Dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba,  Ironi Spudaro, Ziza Fernandes, Vera Lúcia Ximenes coord. RCC de Curitiba.
O XIV Renasem estadual ocorreu em Campo Mourão (2005) com 36 seminaristas e Dom Mauro, os pregadores foram da Toca de Assis: irmão Amauri, Júnior e Philipe de Londrina-Pr.
Em julho de 2006 o XV RENASEM será em Umuarama-PR.  Com o Tema: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura ” (Mc 16,15). E contou com a presença de vários vocacionados, seminaristas, diáconos, padres e bispos. Pregador foi Ironi Spudaro; membro do conselho Nacional da RCC do Brasil. Presenças: Dom Vicente Costa.[8]  O coordenador do ministério agora é o seminaristas José Manoel dos Santos- Diocese de  Umuarama
Em 2007 a cidade que acolheu foi Maringá de 09-13/07.  Com o tema: “Quero uma porção dobrada do teu Espírito!” os pregadores forma: Pe. Markus Prin, Dalva (Cm. N. Senhora DE Sião), Lincoln e Karlen (Aliança de misericórdia), Onazir Conceição. O coordenador do ministério agora é Ronaldo Alexandre Kois da Diocese de Maringá. Presenças: Dom Mauro Aparecido- Bispo de  Campo Mourão,  Dom  Anuar B. Bispo de Toledo,  Onazir Conceição, coord. Estadual da RCC-Pr.
Em 2008 aconteceu entre os dias 07-11/07 em Ponta Grossa com o tema: “O Espírito do senhor repousa sobre mim"  (Is 61, 1 ) o pregador foi Pe. Wilton Moraes Lopes Fundador da Copiosa Redenção. Esse Renasem contou com as presenças: Dom Sérgio Arthur Brasqui, bispo de Ponta Grossa, Diácono Petti, Luiz Cézar Coord. Estadual RCC, Clementina e Justina. Estavam presentes 30 seminaristas.
Campo Mourão em  2009 acolheu o Renasem com o tema: Deixai-vos conduzir pelo Espírito (Gl 5 , 16). Os pregadores foram: Onazir Conceição, da Arquid. de Cascavel e membro da RCC Nacional e Ironi Spuldaro e com a presença de Presenças: Dom Francisco,  Pe. Markus, Pe. Edvaldo, Ironi Spuldaro. E  14 seminaristas. Nesse Renasem  o seminarista Hélio Guimarães  da Diocese de Ponta grossa assume como coordenador do Renasem.
Em 2010 pela primeira vez a diocese de São José dos  Pinhais  acolhe a 05-09/07 o Renasem. Com o tema:  Seminarista “Proclama a Palavra anuncia a boa Nova ” (Mc, 16, 15) Pe. Gilson de Curitiba, mariano e Emílio- resp. Leigos em Curitiba. Nesse contamos com a participação dos Padres: Juarez de Curitiba e Marcos de Antonina, eles participaram nos Renasem  ao todo 13 Seminaristas participaram.
Em meados de setembro de 2010, o presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica do Paraná, o Sr. Luiz Cezar Martins, o coordenador estadual do Ministério para os seminaristas, o seminarista Cláudio Oliveira Grandini da diocese de São José dos Pinhais, e mais alguns membros do concelho estadual da RCC estiveram em reunião e convidaram Dom Celso Antônio Marchiori[9] como assessor eclesiástico e bispo referencial para os seminaristas, ele prontamente aceitou.
A  XX edição ocorreu em Apucarana (2011) entre os dias 12-15/07 com o tema: “Em Atenção a Tua Palavra laçarei as Redes” (Lc, 5, 5). A pregadora principal foi Maria  Helena de Resistência –Argentina. Nesse Renasem o ministério para crianças  palestrou para os seminaristas, e  ocorreram até dinâmicas. Presenças: Dom Celso Marchiori, Bispo de Apucarana eleito nosso assessor eclesiástico. Estavam presente  23 Seminaristas.
Em Janeiro de 2012 a cidade de Curitiba sediou o Renasem Nacional, e nesse o seminarista Cláudio Oliveira Grandini da diocese de São José dos Pinhais, comunicou que não poderia mais ser coordenador do ministério logo foi feita  a votação do novo coordenador, três nomes foram os mais votado: Cristiano Marcos Rodrigues, coordenador diocesano de Ponta Grossa, Gilmar coordenador diocesano  da  diocese de São José dos Pinhais  e William Rone da Silva Lemes coordenador diocesano de Arquidiocese de Curitiba.
Os três nomes como se prevê no estatuto fora levadas a Vera Lúcia Ximenes coordenadora estadual da RCC-Pr  que escolheu William Rone da Silva Lemes da Arquidiocese de Curitiba; como novo coordenador do ministério para seminaristas. A reunião eletiva foi assistida pelos padres:  Pe. Marcos José de Albuquerque, diocese de Paranaguá, Pe. Roberto M. Medeiros,  Pe. Ivan Pedro de Oliveira ambos da diocese de Jacarezinho e  Pe. Jean Patrik Soares da diocese de Guarapuava e 16 seminaristas das dioceses de Ponta Grossa, Curitiba, Apucarana, Toledo, Londrina, Campo Mourão, São José dos Pinhais.
Em  2012 a diocese de Ponta Grossa entre os dias 16-20 acolheu o Renasem na chácara da Copiosa Redenção-Uvaia. O tema foi: “Apascenta as minhas ovelhas
 (Jo 21,17) Pe. Gilson de Oliveira Filho de MG pioneiro no Renasem no Brasil. Contamos com visita: Dom Celso Antônio Machiori, bispo diocesano de Apucarana, Dom Sergio Arthur Brasqui, bispo diocesano de Ponta Grossa, Pe. Gustavo Florêncio copiosa, Pe. Evandro Luis Brau,  Vera Lúcia Ximenes Coord. Conselho Estadual da RCC, Ednelson coordenador de Diocesano de Ponta Grossa. Estavam presentes 24 Seminaristas e membros do ramo masculino da copiosa redenção.
No ano de 2013 aconteceu o 30º Renasem Nacional em Campinas, lugar onde a RCC no Brasil iniciou e também o Renasem;  com o tema: “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé” (1 Jo 5,4). Ocorreu um grande comemoração aos 30 anos de Renasem. Os sacerdotes que participaram das primeiras edições do renasem testemunharam, contaram-nos como o Renasem foi construindo-se e como a Ação do Espírito Santo foi eficaz e eficiente.
Testemunharam: Pe. Djama, assim se expressou: “só no céu  saberemos a transcendência de uma vocação”, Pe. Gilson Camargo, disse: “O Senhor não nos prometeu vida fácil, o que ele nos prometeu foi vitória, e o Renasem é hoje uma vitoriosa em Deus” pe. Lino, disse o “O Renasem é  realmente o poço de Jacó. ” Pe. Marcos Albuquerque, “O Renasem salvou minha vocação” e Pe. Dudu.
Assim expressou-se em carta o Coordenador de São Paulo Daniel Antonio: “Diante de todas as maravilhas que pudemos contemplar nestes dias de retiro, diante das graças que o Senhor derramou em tantos corações nestes 30 anos de história, diante da honra de poder sediar a Festa dos 30 anos em nosso estado, nós podemos proclamar com o coração cheio de alegria e saudade: “Até aqui o Senhor nos conduziu!” (I Sm 7,12).”
Eis que vos tenho uma grande missão
Do estado do Paraná estavam presentes cerca de 30 seminaristas; e lá o coordenador estadual expõe a todos como o ministério para seminaristas estava caminhando e lá ocorreu a eleição de alguns coordenadores diocesanos e assessores. E, em reunião juntamente com Vera Lúcia Ximenes e Pe. Marcos Albuquerque, da diocese de Paranaguá decidimos a não realização do Renasem estadual. Devido principalmente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que realizou-se em Julho, entre os dias 23 a 28 onde a maioria dos que participam no ministério irão, ficando o convite para o grupo de Oração que ocorrerá na programação da Jornada ocorrida no dia 22 na paróquia de Nossa Senhora de Copacabana, onde  estavam presentes: Katia Roldi Zavaris, coordenadora nacional da Rcc, Patty Manfield e  Michelle Moran presidente do escritório Internacional da RCC.
No ano de 2014 ocorreu o XXII Renasem estadual  entre os dias 07-10 de julho na chácara das Irmãs Oblatas de S. José, na diocese de Londrina com o tema: “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3). O pregador foi o Pe. Pe. Regianldo Albuquerque –Palmas TO.
Ao todo estávamos em 43 seminaristas de 10 dioceses do Paraná e dois sacerdotes. Marcaram presença Dom Celso A. Marchiori, bispo de Apucarana; nosso assessor eclesiástico, Dom Orlando Brandis, arcebispo de Londrina, Vera Lúcia Ximenes, coordenadora estadual da RCC-PR, Maria Ivone Coord. Dioc. Londrina,  Marcelo Bernini, coord. Estadual do ministério para a Formação e Nilza Maria de Souza, coord. Estadual do ministério de intercessão.
Esse Renasem foi histórico por três motivos: na quarta-Feira dia 9 de julho; Dom CELSO A. MARCHIORI, bispo diocesano de Apucarana, nosso assessor eclesiástico, presidiu a Eucaristia. assinamos as NOVAS DIRETRIZES DO RENASEM PARANÁ.   Que marcarão os passos de nosso ministério nos próximos anos. O segundo motivo foi apresentado o 1º SUBISÍDIO DO MINISTÉRIO PARA SEMINARISTAS- RENASEM a todos os presentes.  E o terceiro foi a eleição do novo coordenador estadual do Renasem, pois o seminarista William R. da Silva Lemes concluirá esse ano o 4º de teologia e faz-se necessário um novo coordenador. Procedeu-se a eleição e o escolhido e aprovado por Vera Lúcia Ximenes foi o seminarista Cristiano Rodrigues da diocese de Ponta Grossa.
Estamos num caminho de reconstrução e de amadurecimento e confiamos nossas esperanças todas em Deus. Recentemente mudou-se a nomenclatura e o Renasem passou a ser conhecido como o Ministério para Seminaristas e não  mais como secretaria.

Assim resumidamente eis nossa história!. Muitos seminaristas se reúnem duas vezes por ano, geralmente, em Janeiro, quando acontece o Renasem Nacional, e em Julho, quando acontece o Renasem Estadual. Atualmente, o Ministério dos Seminaristas funciona como os demais ministérios da RCC, contando com uma coordenação nacional e com coordenador estadual, diocesanos, assessores.
O Renasem procura caminhar juntamente com a Igreja, não fazendo um trabalho paralelo com a formação dada nos seminários, mas visando ser um auxílio para os seminaristas no dia-a-dia do seminário. O RENASEM é um instrumento de Deus, alimento para a nossa vocação.
A missão do Ministério para Seminaristas é manter viva a espiritualidade carismática nos seminaristas que sentiram seu chamado através da RCC ou das Novas Comunidades. Também atuamos de forma a quebrar preconceitos dentro do seminário quanto ao papel da RCC na Igreja”



2 comentários:

Unknown disse...

PEÇO QUE CORRIJA
EM 2006 O PREGADOR NÃO FOI IRONI SPUDARO E SIM " SIDINEI TELLES" DA COMUNIDADE FILHOS DE SIÃO EM MARINGÁ.
(IRONI DISSE-ME QUE O SEU BISPO NÃO O AUTORIZOU A IR P/ UMUARAMA DURANTE A SEMANA).

DESCULPE A DEMORA P/ ESTA INFORMAÇÃO, MAS VC PODERÁ ENTRAR EM CONTATO COM OS PROPRIOS E CONFIRMAR,.

ACHO INJUSTO QUE IRNONI LEVE CREDITO NA HISTÓRIA DO RENASEM DE 2006.
ELE É ÓTIMO PREGADOR E MUITO ABENÇOADO POR DEUS, MAS ELE NÃO PODE CUMPRIR O COMBINADO COM O RENASEM 2006, SENDO ASSIM É JUSTO QUE SE CITE O NOME DE SIDINEI TELLES, OK.

ABRAÇO E QUE DEUS OS ABENÇOE.

ASS. JOSÉ MANOEL DOS SANTOS

HOJE EM LONDRINA- PR.
QUALQUER COISA TENHO ESTUDO COM HUMBERTO COORD. RENASEM LONDRINA.

DEUS OS ABENÇOE.

Pe. William Lemes disse...

Ok. Corrigiremos