terça-feira, 11 de agosto de 2009

Discípulos conduzidos pelo Espírito

O Espírito nos conduz na missão de discípulos missionários de Jesus Cristo

Acompanhando os seminaristas participantes do XVIII Renasem do Paraná, Ironi Spuldaro desenvolveu, na manhã de terça-feira uma pregação na qual trouxe vários testemunhos de sua caminhada na Renovação Carismática Católica.

Ironi ressaltou que para ser um verdadeiro discípulo é importante compreender que Cristo nos deixou uma mensagem, uma ordem, uma certeza, uma responsabilidade, um desafio e uma graça.

1. Uma mensagem (Mc. 1,14-15) "Crede no Evangelho". O Evangelho é mais do que uma síntese doutrinal ou uma série de leis e mandamentos: é uma Pessoa - Jesus Cristo. "Não será uma fórmula a nos salvar, mas uma Pessoa" (João Paulo II, NMI 29). Para viver o Evangelho: "Amai-vos como eu vos amei!" (Jo 15,12)

2. Uma ordem (Mt 28,16-20) "Ide ... " A igreja vive dessa ordem; é sua razão de ser. "A Igreja existe para evangelizar" (Paulo VI EM 14)

3. Uma certeza (Mt 28.20b): "Eis que estarei convosco todos os dias" e (Jo 14,18): "Não vos deixarei órfãos".

4. Uma responsabilidade (Mt 25,14-30): Talentos: Deus só nos pede o possível; e, para o realizarmos, nos dá a graça necessária.

5. Um desafio (Mt 14,16) (Diante da multidão faminta): "Dai-Ihes vós mesmos de comer". Estar atento às características de nossa época, subjetivismo, ateísmo, desagregação da família, ignorância religiosa, franco sentido de pertença à Igreja... É para esse mundo concreto que o Senhor nos envia. (O mundo enfrentado pelos apóstolos era mais fácil?...) Ser criativos, corajosos, ter um novo dinamismo na busca de respostas: "Duc in altum!" (Lc 5,4) - pescar em águas mais profundas: "e apanharam uma grande quantidade de peixes" (Lc 5,6)

6. Uma graça (Mt 5,9): "Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (tradução da Bíblia de Jerusalém). Bíblia da Ave Maria: "Bem-aventurados os pacíficos ... "; Bíblia Ecumênica: "Bem-aventurados os que agem em prol da paz ... " "Ter o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora" (João Paulo II, NMI 58).
parte 1

parte 2:

parte 3:

parte 4:

Nenhum comentário: