quarta-feira, 5 de agosto de 2009

XVIII RENASEM PARANÁ - 2º dia

Na terça-feira (21/07), iniciamos nosso 2º dia de retiro rezando juntos o Ofício de Laudes, conduzido pelas dioceses de Ponta Grossa e Curitiba. Este é um dos momentos especiais do retiro de seminaristas, que, vivendo o período de férias, podem elevar a Deus um único Louvor com a voz da Igreja no mundo todo através da oração da Liturgia das Horas.

Logo após o café da manhã, deu-se início, no salão de palestras do Centro Diocesano de Formação de Campo Mourão, o primeiro momento com o pregador Ironi Spuldaro, da Diocese de Guarapuava e membro do conselho Nacional da RCC.

Ironi iniciou manifestando sua alegria por ver os seminaristas reunidos, nas primeiras horas da manhã, para rezar juntos a Oração das Horas, recordando do valor da leitura orante da Palavra de Deus como alimento da espiritualidade cristã.
Motivou, então, uma meditação a partir do salmo 19, pedindo que, cada seminarista marcasse uma palavra deste salmo que tenha lhe falado de modo mais forte; palavra esta que deveria acompanhar-nos no retiro e que devemos levar para a caminhada da vida, recordando sempre o que o Senhor nos diz através de sua Palavra.

Salmo 19
Que o Senhor te escute no dia da provação,
e te proteja o nome do Deus de Jacó.
Do seu santuário ele te socorra,
e de Sião ele te sustente.
Lembre-se de tuas ofertas,
e aceite os teus sacrifícios.
Conceda-te o que teu coração anela,
e realize todos os teus desejos.
Possamos nós alegrar-nos com tua vitória
e levantar as bandeiras em nome de nosso Deus.
Sim, que o Senhor realize todos os teus pedidos.
Já sei que o Senhor reservou a vitória para seu ungido,
e o ouviu do alto de seu santuário pelo poder de seu braço vencedor.
Uns põem sua força nos carros, outros nos cavalos.
Nós, porém, a temos em nome do Senhor, nosso Deus.
Eles fraquejaram e foram vencidos,
mas nós, de pé, continuamos firmes.
Senhor, dai a vitória ao rei,
e ouvi-nos no dia em que vos invocamos.

[Eu (Hélio) marquei a palavra sustente, o que foi muito importante para mim durante todo o retiro. Em cada momento, diante de cada situação o Senhor me recordava que era Ele quem estava sustentando nosso retiro e cada um dos seminaristas que ali estavam. Esta Palavra tem sido também uma motivação para a minha caminhada vocacional. A cada momento, principalmente diante das dificuldades e incertezas, a cada instante, eu ouço Jesus ao meu lado dizendo: “Eu te sustento”.]

(( seria interessante que cada seminarista pudesse partilhar conosco através do blog, na seção comentários, abaixo, qual foi a palavra desse salmo que marcou no início do retiro e o que isso tem significado para você!
))

Nessa primeira pregação, Ironi partilhou algumas de suas experiências como pregador, em suas andanças pelo Brasil e por outras partes do mundo deixando-se “conduzir pelo Espírito.”
Confira algumas fotos:







Nessa pregação, Ironi revelou presentes seu desejo de que a presença sua e de Onazir conceição no Renasem de Campo Mourão significasse o "abraço" da RCC do Brasil às vocações sacerdotais.

Depois, ao se apresentar para os seminaristas, disse ser um crente, evangélico, pentecostal e pagão. Crente porque mariano (aquele que por primeiro acreditou); evangélico porque discípulo de Jesus Cristo, como aquele que caminha com o Mestre, que teve um encontro com uma Pessoa, Jesus Cristo, em seu Evangelho e, por isso deseja ser para todos um "outro Cristo"; pentecostal porque batizado no Espírito Santo ("Não é possível evangelizar sem a efusão do Espírito Santo." EN); pagão porque é fiel e a cada dia busca a conversão.

A partir do versículo bíblico, cujo tema do retiro desse ano elucida: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito" (Gl 5,16), Ironi falou aos seminaristas sobre a vida e testemunho de Elena Guerra e partilhou também as graças que viveu recentemente em um congresso que participou na cidade italiana de Lupiano, onde se fizeram presentes cerca de 30 mil pessoas, dentre as quais 4 cardeais europeus.

Algumas frases dessa pregação:

"Para falar do Espírito Santo é preciso estar mergulhado nEle."

"Deus age no mundo através do homem e age no homem através do Espírito."

"Na escuta de Deus não basta escutar, é preciso refletir."

"Viver conduzido pelo Espírito é ter uma vida equilibrada."

"Somos chamados a ser no mundo instrumentos da ação do Espírito."

"Nossa vida pastoral deve caminhar com 'dois pulmões': o social e o carismático."

"Desse pequeno rebanho de seminaristas sairão dons para a igreja - depende da resposta de cada um - Deus que nos chamou, realiza sempre em nós a sua obra."

Um comentário:

Anônimo disse...

bom a palavra que mais me tocou foi "Ungido" a cada instante o Senhor colocava em meu coração que cada um de nós que estavamos ali reunidos naquele retiro etavamos snedo ungidos atravéz de seu Santo Espirito..........
E para mim em especial porque neste renasem recebi a unção para orar pela cura e libertação.....

Sem.Paulo Miguel FERREIRA